Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1


Partilhe este Site...


luna

Muitos me perguntam sobre nossos caminhos... 

Muitos tem as sensações de ter andado por entre eles, mas ainda trazem dentro de si o medo da programação que nos impuseram sobre a bruxaria.... 

Porgramações de horror, de medo, de tortura, de rituais macabros onde sacrificios de sangue são feitos a todo o tempo... 
Não, a bruxaria nada tem a ver com essa programação, somos seres do Universo plenos em nossos caminhos de amor, de paixão e dedicação a Natureza, preservamos e amamos o que é mais lindo em nós... "A VIDA" em sua totalidade... 
A vida nos trás a liberdade de escolhas, de sentimentos e ações... e isso é ser bruxa... 
Ser livre, ter asas para redescobrir cada mistério oculto dentro de nós mesmas... quem somos na verdadeira essência... 
Relembrar, Reviver, Reafirmar, a vontade de ser Livre, correr, cantar, sonhar, se deitar sobre a relva em uma noite de luar e reverênciar com toda a emoção a Grande Criadora de tudo o que temos.... Nossa Grande Mãe... 
Carinhos... Luna de Haya... 

Nova camada...

AROMOTERAPIA
AROMOTERAPIA

 

FRG

Aromaterapia.....

 

                                                                          

As propriedades curativas e mágicas das plantas já eram conhecidas das civilizações mais antigas como: Egito, Roma, Grécia, Índia. E porque não dizer que os primeiros homens na face da Terra já utilizavam as plantas para sua sobrevivência e cura.

         Com o passar dos tempos, o uso diversificou-se, e se prestarmos atenção, elas fazem parte do nosso cotidiano na alimentação, nos produtos de higiene e perfumaria, na composição de remédios, em rituais religiosos, etc.

         O estudo e utilização dos aromas remontam dos tempos egípcio onde eram feitas macerações das plantas, obtendo-se óleos para a utilização em cerimônias religiosas. Além das questões espirituais, os egípcios dominavam a arte da massagem e os cuidados com  a saúde e estética e estudavam os efeitos de suas macerações no corpo e na psique.

         A Aromaterapia resgata este princípio utilizando óleos essenciais para o tratamento de disfunções físicas, emocionais e energéticas.

Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, em temperatura quente ou fria, em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

 

 

O que são óleos essenciais?

         São concentrados das plantas, ou seja, sua energia vital é  obtida através da destilação de flores, folhas, galhos, cascas, caule, rizoma, semente ou fruto de plantas ou árvores aromáticas.

            Mas muito mais que os óleos perfumados, são medicinais, contendo em sua composição química, vitaminas hormônios e antibióticos, tendo assim propriedades anti-sépticas, antivírus, antifungos, antiflamatória, bactericida, etc...        

            Embora sejam chamados de óleos, sua viscosidade varia e pode ser desde líquida até viscosos e sólidos.

            Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.

            Também temos que prestar muita atenção em nossos óleos essências, pois por sua fragilidade, ele pode ser alterado se exposto à umidade, calor e luz, portanto devem ser acondicionados em recipientes de vidro marrom e conservados em lugar seco e ventilado.

            Os óleos essências não devem ser ingeridos (a não ser por orientação médica) e não devem ser usados puros sobre a pele.

            Para que não percam suas propriedades, os óleos devem ser diluídos em carregadores ou veículos “neutros” ex: água, álcool de cereais, óleos vegetais, ou ainda cremes ou gel neutro.

            Os óleos vegetais são os carregadores mais usados, são óleos de base, fixos e possuem propriedades especificas e quando bem escolhidos melhoram o desempenho dos óleos essenciais.

 

 

Óleos vegetais mais usados e suas propriedades....

 

Amêndoa doce – usado para pele seca,  ajudando a nutri-la. Tem boa absorção pela pele. Para todos os tipos de pele.

 

Semente de Uva – purificante e tônico. Leve com textura fina indicado para todos os tipos de pele. Rico em vitamina E

 

 

Gergelim – para todos os tipos de pele. Aquecedor e exerce uma certa proteção solar.

 

Germe de Trigo – rico em vitaminas A  B  e  E , ajuda a regenerar os tecidos e promove a elasticidade da pele. Ideal para pele seca.

 

Abacate  - nutriente e restaurador, com alto teor vitamínico, para pele seca e cansada, e para tratamento de cabelos.

 

Jojoba – emoliente e nutriente, excelente para a utilização nos cabelos.

 

 

Formas de utilização dos óleos essenciais....

            As duas formas básicas de utilização dos óleos essenciais são : absorção da pele e aspiração, porém sempre observando a quantidade adequada de gotas para cada utilização.

Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem a flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 a 3 gotas. Óleos derivados de plantas picantes como a de Cravo e Noz-moscada, não devem ser misturados juntos. Quando preparando banhos para crianças ou bebês, não exceder mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos. Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usadas no máximo. Antes de preparar uma inalação, sempre experimente uma gota de óleo essencial primeiro antes de adicionar mais.

Ao aplicar os óleos essenciais na pele, o mesmo se difunde através da penetração no interior dos tecidos e do sistema circulatório..

Essa abordagem nos permite tratar órgãos específicos, ou chegar, o mais perto possível do local onde haja necessidade da aplicação.

 

Freqüentemente, o principal benefício de um tratamento com Aromaterapia vem dos aromas prazerosos dos óleos essenciais, que tem predominantemente um efeito psicológico. Os óleos essenciais são geralmente administrados em massagens, em nebulizadores ou adicionados em banhos. Usados dessa forma os óleos essenciais acrescentam um senso de luxúria ao tratamento e um efeito relaxante.

 

Muitas pessoas vêem a Aromaterapia como "poções mágicas". Não podemos "cobrir" pessoas com óleos essenciais e esperar que melhorem da noite para o dia. Há muito mais na Aromaterapia além dos óleos essenciais e massagem: existe o processo terapêutico, sem o qual não poderia ser considerada como terapia.

 

O grande apelo popular da Aromaterapia também se deve ao fato dela fazer uso de dois fantásticos sentidos: o toque e o olfato. É uma terapia prazerosa, com poderosas aplicações terapêuticas.

 

Algumas formas de aplicação...

 

Massagem – é uma forma de comunicação direta e simples entre o massagista e o pasciente, onde as mãos são receptores extremamente sensíveis. Durante a massagem, as mãos descobrem a geografia interna do corpo, revelando tensões, pontos doloridos, dores escondidas, pontos sensíveis, etc.

            Na massagem as mãos são canais de energias curativas, curando o nível físico e emociomal. Portanto a massagem aromaterapeutica é uma excelente combinação, pois os óleos essenciais penetram fundo nos tecidos ampliando os efeitos da massagem propriamente dita.

Obs: a massagem deve ser feita por profissionais competentes, pois em alguns casos ela não é indicada.

Se você não souber fazer massagem, passe simplesmente o óleo e já será benéfico.

 

Banho Estimulante

 

 

Banhos -  banheira – Os óleos essenciais são extraídos de plantas, flores, frutas, folhas e raízes. Na banheira, adicione uma colher (sopa) de óleo vegetal de amêndoas doces, quatro gotas de óleo essencial de alecrim, quatro gotas de bergamota (tangerina) e três de lavanda em água morna. Acrescente pétalas de rosas vermelhas. Como a intenção é revigorar, permaneça imerso no máximo dez minutos. Exagerar no tempo pode deixar você derrubado. Se optar por sais, coloque duas colheres de sopa destes cristais perfumados com óleos essenciais na banheira para que renovem corpo e espírito.

Mais:
É importante usar óleos essenciais e não essências. Óleos essenciais obtidos de flores, folhas e cascas têm propriedades terapêuticas que relaxam e dissolvem energias desfavoráveis. Os aromas também proporcionam bem-estar, despertando lembranças e sensações agradáveis. Mas lembre-se é altamente concentrado: entre cinco e quinze gotas bastam em uma banheira! No chuveiro, dilua de 1 a 3 gotas em uma colher de chá de óleo vegetal.

 

Chuveiro: Coloque em uma esponja macia ½ colher (sopa) de óleo vegetal de amêndoas doces, duas gotas de óleo essencial de alecrim, duas gotas de bergamota (tangerina) e 1 ½ de lavanda. Esfregue-a no corpo, de baixo para cima. Alterne água fria e quente, terminando com água fria. Imagine estar numa cachoeira que limpa e renova a energia. Inspire mais e expire menos. Você também pode fazer um chá com ervas como alecrim, gengibre e orégano. No final do banho, despeje o líquido do pescoço para baixo, nas costas, na frente e nas laterais do corpo e, se possível, deixe secar naturalmente. Caso prefira os sais, coloque duas colheres de sopa para cada litro de água. Prefira Concentrado de canela, cedro, sândalo e menta.

 

Compressas – umedeça um tecido, de preferência cru, e aplique o óleo essencial.

Usar 5 gotas para áreas grandes e 2 gotas para áreas pequenas.

Coloque a compressa sobre a área afetada e deixe o máximo de tempo possível.

 

Banhos de assento, banhos de pés e banhos de mãos -  para cada litro de água, diluir 4 gotas de óleo essencial indicado.

 

Alecrim - para revitalizar


Alfazema - para dores musculares. Duas colheres (sobremesa) das flores fervidas em 2 litros de água misturados a água da banheira acalmam e levantam auto-estima e confiança.


Canela de pau - Para aumentar a disposição e otimismo. Faça um chá com quatro unidades para 2 litros de água.


Flor de laranjeira - Ânimo. Coloque duas gotas desse óleo essencial, em 2 litros de água para aflorar a energia feminina.

 
Guiné - Suas folhas transmitem boas energias, eliminando cansaço e indisposição.
Pitanga ou manga - levanta o astral. Basta um punhado de folhas (no chá, direto na banheira ou no saquinho de pano).

 
Rosa - Pétalas de rosas não têm o mesmo poder do óleo puro dessa flor, mas estimulam a visão e a auto-estima. As pétalas de tons fortes, especialmente o vermelho, harmonizam o corpo e atraem amor.


Tangerina - contra as más energias.

 

Banho Terapêutico

 

 

No chuveiro: Encha uma jarra com água quente, coloque quantidades iguais de alecrim, gengibre e orégano. Tampe e deixe descansar. No final do banho, despeje o líquido do pescoço para baixo, nas costas, na frente e nas laterais do corpo e, se possível, deixe secar naturalmente. Outra opção é diluir duas colheres de sopa de sais de banho com óleos essenciais em um litro de água e, depois do banho, joga-lo da cabeça para baixo.


Na banheira: Coloque três gotas de óleos essenciais de alecrim, três de gengibre e duas de orégano. Se preferir, pode preparar um saco de pano e dentro colocar um punhado de alecrim, pedaços de gengibre e um pouco de orégano. Os banhos de imersão devem ser feitos até três vezes por semana, nunca durante a menstruação. Sais: Duas colheres de sopa destes cristais perfumados com óleos essenciais de lavanda ou gerânio colocados na banheira com água quente renovam corpo e espírito.

 

Banho Relaxante

 

No chuveiro: Encha uma jarra com água quente, coloque um punhado de lavanda, gerânio, camomila, jasmim, tampe e deixe descansar. Tome banho normalmente e deixe a água escorrer durante cinco minutos por seu corpo. No final do banho, despeje o líquido do pescoço para baixo. Você também pode colocar uma colher (sopa) de óleo vegetal de amêndoas doces, quatro gotas de óleo essencial de lavanda, duas gotas de camomila, três de tangerina e quatro de Lemon Grass numa esponja macia e espalhe-a pelo corpo. Imagine estar numa lagoa de água quente, inspire e expire profundamente.


Na banheira: Os óleos essenciais são extraídos de plantas, flores, frutas, folhas e raízes. Na banheira, adicione duas gotas de óleos essenciais de lavanda, duas de gerânio, duas de camomila e duas de jasmim ou coloque quantidade igual dessa plantas dentro de uma trouxinha de pano e coloque na água. Se a intenção for relaxar, a imersão pode durar vinte minutos. Exagerar no tempo pode te derrubar. Os banhos de imersão devem ser feitos até três vezes por semana, nunca durante a menstruação. Outra opção é colocar uma colher (sopa) de óleo vegetal de amêndoas doces, pingue quatro gotas de óleo essencial de lavanda, duas gotas de camomila, três de tangerina e quatro de limão. Coloque na banheira com água quente, acrescente um punhado de sal grosso e pétalas de rosas amarelas ou rosadas.

 

 

5. Cuidados com a saúde do corpo em geral[1]

 

Acne


Os óleos essenciais podem ser usados em tratamento de pele, especialmente para ajudar a reduzir a quantidade de sebo produzido na superfície da pele. Também podem ser usados em massagens para estimular a circulação e ajuda a eliminar toxinas do corpo. Os seguintes óleos podem ser usados: Lavanda + Tea Tree, ambos tem ação anti-bacterianas. Bergamota possui propriedades adstringentes e antidepressivas. Gerânio pode ser usado para balancear a secreção de sebo.



Pele matura (sinais de envelhecimento)


Óleos essenciais podem ajudar a reduzir sinais de velhice. Podem ser usados em cremes e em massagens. Ajuda a minimizara maioria dos problemas de envelhecimento da pele. Os seguintes óleos podem ser usados: Neróli e Lavanda são os óleos mais usados e mais sutis para pele matura. Para problema de pele oleosa, massageie a pele com os óleos Gerânio, Jasmim, Neróli e Rosa. Esses óleos ajudarão a restaurar o equilíbrio natural da pele.



Sprays


Uma das maneiras mais simples de introduzir óleos essenciais no ar. Simplesmente misture um ou mais óleos essenciais com água e use como spray. Os óleos essenciais são melhores dissolvidos em álcool. Essa mistura irá funcionar somente por um período curto. Lembre-se de sacudir bem a mistura antes de usar. Os seguintes óleos podem ser usados: Tea Tree, Bergamota, Eucalipto e Lavanda.. Use 20 gotas de óleo essencial para cada 200ml de água.



Alergia


Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Camomila, Lavanda e Melissa são os mais comuns e usados em alergias gerais. Podem ser usados em banhos, inalações, compressas ou em cremes para o corpo. Para aliviar o estresse, os óleos essenciais mais usados são Bergamota, Neróli, RosaJasmim, Sândalo e Ylang-Ylang.

Anorexia


O melhor método para tratar de anorexia é através de massagens. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Lavanda, Camomila, Neróli e Ylang Ylang.. Esses óleos possuem propriedades calmantes e antidepressivas.. O óleo de Bergamota pode ser usado para ajudar a regularizar perda de apetite.



Ansiedade


Qualquer um dos óleos mencionados a seguir possui propriedades sedativas que podem ajudar nesse caso. Escolha qualquer um dos seguintes óleos: Bergamota, Camomila, Cedro, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Junípero, Lavanda, Melissa, Neróli, Rosa e Ylang Ylang Esses óleos ajudam particularmente se forem usados em massagens ou em banhos.



Apetite


Se houver diminuição ou perda de apetite, alguns dos óleos essenciais podem ajudar a estimular o problema. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Camomila, Cardamomo e Bergamota. Use esses óleos em massagens e banhos.


Artrite


Artrite pode causar vários problemas como; ácido úrico pode ser depositado entre as juntas, criando tipo de cristais causando inflamação, dor e perca de flexibilidade. Alguns óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esses problemas. Os seguintes óleos podem ser usados: Cipreste, Junípero e Limão são óleos poderosos pelas suas propriedades desintoxicantes. Podem ser usados em banhos e massagens para ajudar o corpo a se livrar de toxinas.



Asma


Em casos de estresse e ansiedade use os seguintes óleos essenciais: Bergamota, Camomila, Lavanda, Neróli e Rosa.. Todos esses óleos mencionados são antidepressivos. Os óleos de Bergamota e Lavanda são ótimos para problemas no peito.



Dores nas Costas


A melhor maneira de se tratar dores nas costas e a mais eficaz é através de massagens. Use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Manjerona e Rosmaninho*, para reduzir a dor, tensão e para tratar dores musculares. O óleo de Gengibre pode ser usado onde houver dor aguda.


* Rosmaninho ou Rosmarinus

Sangramento


Vários óleos essenciais podem ser usados para parar sangramento. Use qualquer um desses óleos: Limão, Gerânio e Rosa.. Dilua algumas gotas de óleo de Limão e use para tratar de qualquer tipo de corte. Não use o óleo de  Limão  sem diluí-lo primeiro, já que por causa de suas propriedades fortes, poderá queimar a pele.



Bolhas


Adicione algumas gotas de óleo de Lavanda em um pedaço de algodão e cubra a bolha. Não cubra a bolha com esparadrapo ou band-aid. Isso evitará que a pele respire propriamente.

Bronquite


Os seguintes óleos essenciais podem ser usados quando os sintomas ainda estiverem aparecendo. Faça inalações com qualquer um desses óleos: Bergamota, Eucalipto, Lavanda, ou Sândalo, especialmente se houver uma tosse seca e dolorosa. Os óleos essenciais mencionados oferecem grande alívio para qualquer sintoma que estiver relacionado com bronquite. Use os seguintes óleos para casos mais extremos e que estejam em estado mais grave: Basílico, Bergamota, Manjerona ou Sândalo. Esses óleos ajudam a limpar os pulmões e a prevenir maiores complicações.


Hematomas


Alguns óleos essenciais podem ser usados para reduzir hematomas. Use qualquer um desses óleos: Arnica ou Lavanda. Pode ser usado em compressas frias. Outro óleo que pode ser usado para reduzir dor é o Lavanda. Em caso de hematomas severos use Camomila ou Lavanda.

Queimaduras


Um dos óleos mais conhecidos para tratamentos em queimaduras e um dos mais eficazes é o óleo de Lavanda.. Este óleo essencial é anti-séptico e possui propriedades analgésicas. Outro óleo bastante eficaz é o Tea-Tree. Para queimaduras mais graves, use o óleo de Lavanda. Coloque algumas gotas em uma gaze estéril e aplique diretamente na queimadura.



Catarro


Para aliviar congestões imediatamente, use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Eucalipto, Hortelã, Rosmaninho e Tea-Tree.. Qualquer um desses óleos pode ajudar a combater infecções. O melhor método para se livrar de catarro é através de inalação.



Calvície


Faça massagem no couro cabeludo para ajudar a aumentar a circulação. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esse problema. Rosmaninho ou Lavanda. Esses óleos possuem propriedades que estimulam o crescimento de cabelo.



Catapora


Se uma criança estiver com catapora e se for velha o suficiente (4 anos de idade), faça banhos usando os seguintes óleos essenciais: 2 gotas de óleo Tea-Tree com 2 gotas de óleo de  Camomila para reduzir coceira. Ou tente misturar 1 gota de cada um desses óleos: Bergamota, Eucalipto, Camomila e Lavanda. Para adultos, use os seguintes óleos: 3 gotas de óleo Tea-Tree com 1 gota de cada um cada um desses óleos; Bergamota, Camomila e Lavanda. Faça banhos a cada 4 horas para melhores resultados, a menos que o paciente esteja sentindo fraqueza.



Circulação


Para estimular a circulação no local, faça massagens com qualquer um desses óleos: Junípero, Manjerona, ou Rosmaninho. Para problemas de vermelhidão, faça massagens com os óleos de Camomila e Cipreste.



Resfriados


Os seguintes óleos essenciais são recomendados para combater resfriados:Lavanda, Eucalipto, Tea-Tree, Hortelã, Rosmaninho e Pinho.. Pode ser usado através de inalações, especialmente se houver infecção na garganta. Outro óleo que pode ser usado em banhos e ajudar a reduzir arrepios e dores é o  de Manjerona. Também pode ajudar em dores de cabeça que são associados com o resfriado.



Prisão de ventre


Vários óleos essenciais podem ser usados para ajudar com problemas de prisão de ventre como: Manjerona e Rosmaninho. Esses dois óleos podem ser usados juntos. Faça massagens no abdômen no sentido horário.



Tosse


Para combater infecções, o melhor óleo essencial que possui propriedades antibacterianas é o óleo essencial de Tomilho. Outros óleos também podem ser usados para combater tosses como os de Eucalipto, Lavanda, Manjerona e Sândalo. Massageie a garganta e o peito com qualquer um desses óleos mencionados acima.



Rachaduras na pele


Podem ser tratados com os óleos de Lavanda e Mirra. Se a rachadura estiver úmida, use o Mirra. Ele é o melhor óleo nesse caso. O Mirra também pode ser misturado com o Lavanda para melhores resultados.



Cistites


Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Bergamota, Camomila, Eucalipto, Alho, Lavanda, Sândalo e Tea-Tree.. Os óleos de Bergamota e Tea-Tree podem ser usados em banhos. O óleo de Camomila pode ser usado também para aliviar dor e irritação. Os óleos de Bergamota, Lavanda e Tea-Tree podem ser usados em massagens.



Depressão


Se a depressão estiver impedindo repouso, causando irritação ou incapacidade de dormir, use os seguintes óleos essenciais: Camomila, Lavanda, Sândalo e Ylang Ylang.. Para ajudar a levantar os espíritos e melhorar o humor use os óleos Gerânio, Melissa e Rosa.. Podem tanto serem usados em massagens quanto inalações.



Diarréia


Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para aliviar os sintomas relacionados à diarréia: Camomila, Cipreste, Eucalipto, Lavanda, Neróli, e Hortelã. Esses óleos são os mais eficazes. Para aliviar dores, use o óleo de Gengibre. Faça massagens suaves sobre o abdômen, isso ajudará a aliviar a sensação de aperto.



Infecção de ouvido


Faça compressas quentes com o óleo de Camomila para acalmar a dor e para reduzir infecções que estão sendo desenvolvidas. Faça massagens suaves em volta da orelha.


Eczema


Os óleos: Camomila, Lavanda, Melissa e Neróli podem ser usados em massagens e em banhos. Todos esses óleos mencionados podem ajudar a reduzir níveis de estresse.

Tontura


Vários óleos essenciais podem ajudar em problemas de tontura, desmaio e em estado de choque. Use os seguintes óleos: Hortelã e Neróli. Experimente também os óleos Lavanda e Rosmaninho. Nesse caso, simplesmente segure o vidro de óleo essencial perto do nariz do paciente ou coloque uma gota de um desses óleos no pulso do paciente ou em um lenço e ponha perto do paciente para inalar.

Fadiga


Qualquer um desses óleos essenciais pode ser usado para ajudar o corpo a se recuperar de fadiga. Use os óleos: Manjericão, Gerânio, Rosmaninho, Tomilho, Manjerona ou Pinho.. Também, uma mistura de três óleos de sua escolha pode ser usada para o tratamento. Esses óleos ajudarão a restaurar e tonificar o corpo, limpar a mente e dar mais energia. Podem ser usados em massagens ou em banhos.

Febre


Use os seguintes óleos essenciais: Manjericão, Camomila, Cipreste, Junípero, Lavanda, Hortelã, Rosmaninho e Tea-Tree. Esses óleos ajudarão o corpo a suar se for preciso. Para abaixar a temperatura, use os óleos de Bergamota, Eucalipto, Lavanda e Hortelã. Esses óleos devem ser usados em quantidades justas. Adicione algumas gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima em uma bacia com água morna, mas não quente.



Frigidez


Óleos essenciais luxuosos podem ser usados como Rosa e Jasmim, que ajudará a aumentar a confidência. Use o óleo Neróli para acalmar a ansiedade que está presente e o óleo de Ylang Ylang para ajudar a relaxar. Podem ser usados em banhos, cremes, loções de corpo ou em massagens.



Cálculo biliar


Os óleos de Lavanda e Rosmaninho são dois óleos essenciais que foram descobertos por ajudarem com esse problema. O óleo Rosemary é valioso por ajudar em problemas de inflamação na bexiga. Faça massagens sobre a área da bexiga.

Gengivite


Use os seguintes óleos essenciais para ajudar a combater a bactéria: Tea –Tree e Tomilho. Os óleos Arnica e Mandarina ajudam a fortalecer a gengiva e o óleo de Mirra possui propriedades tonificantes e de cura.



Dor, Perda ou Fracasso


O melhor óleo para ser usado nesse caso é o Rosa. Esse óleo pode ser combinado com o de Benjoim para dar uma sensação calorosa. Também, os óleos de Bergamota, e Camomila possuem propriedades calmantes e os óleos de  Lavanda e Melissa ajudam a trazer o sentimento de bem estar e ajuda a levantar o ânimo..

Hemorróida
Use os seguintes óleos essenciais Cipreste e Junípero em forma de aplicações locais e banhos regulares. Esses óleos também ajudam a melhorar a circulação geral.

Alergia respiratória.


Qualquer um dos óleos mencionados ajuda a aliviar os sintomas de alergia. Use o óleo de Lavanda e Eucalipto para aliviar sintomas relacionados a resfriado, auxiliam a reduzir espirros e corrimento de nariz. Faça inalações usando qualquer um desses óleos mencionados acima. Experimente também os óleos de Camomila e Melissa para ajudar com os sintomas gerais de alergia.



Dores de cabeça


Os óleos essenciais mais eficazes são: Lavanda e Hortelã. Podem ser usados tanto juntos como separado. Outro óleo que pode ajudar a curar dores de cabeça é o Rosmaninho, ajudando a limpar a mente e a aliviar a dor. Aplique o óleo de Lavanda e o de Hortelã perto das sobrancelhas ou faça compressas quentes e aplique perto das sobrancelhas, na testa ou atrás do pescoço.



Coração


Somente alguns dos óleos essenciais podem ser usados quando houver problemas de coração. Use os seguintes óleos: Alho, Lavanda, Manjerona, Hortelã, Rosa e Rosmaninho. Esses óleos são conhecidos pelas suas propriedades tônicas e tem efeito fortalecedor no músculo do coração. Também, outros óleos podem ser usados como o Lavanda, Melissa, Neróli, e Ylang Ylang,  são óleos recomendados para problemas de palpitação. Todos esses métodos mencionados devem ser aproximados com muito cuidado e atenção. Todos esses óleos podem ser usados tanto em banhos quanto em massagens.

Herpes
Os óleos Bergamota, Eucalipto, e Tea-Tree são muito eficazes em tratamentos de herpes. Particularmente se aplicações forem feitas assim que os primeiros sinais de erupção aparecerem. Misture 6 gotas de qualquer um dos óleos mencionado em 5mls de álcool. O óleo Tea-Tree também pode ser usado puro. Aplicações freqüentes impedirão que novas bolhas se desenvolvam.



Pressão de sangue alta


Os óleos essenciais mais importantes são: Lavanda, Manjerona, e Ylang Ylang. O óleo Ylang Ylang ajuda em situações de falta de ar ou quando houver taquicardia. Todos esses óleos podem ser usados em massagens ou em banhos.

Pressão de sangue baixa


O melhor óleo essencial é o Bergamota. Ajuda a trazer a pressão baixa para o nível normal. Possui propriedades estimulantes e tonificantes. Outro óleo que servem como estimulante é o de Hortelã,  especialmente se for usado em casos de tontura e desmaio que ocorrem frequentemente.



Histeria


Qualquer um desses óleos podem ser usado: Camomila, Lavanda, Manjerona,, Melissa, Neróli, Hortelã, Rosmaninho e Ylang Ylang.. Ajuda a criar um estado emocional e podem ser usados em massagens, banhos, como sprays ou mesmo queimando algumas gotas de qualquer um desses óleos em um cômodo como perfume.

Impotência


O melhor óleo para ajudar com esse problema é o Sândalo, possuindo poderes afrodisíacos. O óleo de Jasmim ajuda a restaurar e aumentar a confidência. O óleo Neróli ajuda a combater a ansiedade e o Laranja ajuda em problemas de relaxamento. Faça banhos antes de ir para a cama.



Indigestão


Use os óleos essenciais Camomila, Lavanda e Manjerona para tratar de problemas de indigestão. Possuem propriedades calmantes e tem efeito confortante. Faça massagens suaves sobre e em volta do estômago.



Insônia


Use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Camomila e Neróli para tratar de problemas de insônia. Esses óleos são os mais eficazes e poderosos pelos seus efeitos tanto na mente quanto emocionalmente. Ajuda a acalmar, balancear e aliviar a ansiedade. Podem ser usados em banhos ou mesmo algumas gotinhas de óleo de Lavanda no travesseiro irá garantir uma boa noite de sono.



Coceira


Use o óleo de  Camomila para ajudar a aliviar coceiras. Use Lavanda e Melissa como alternativas se preferir. Faça banhos dependendo do local da coceira e da área afetada no corpo. Esses óleos também podem ser usados em cremes e em loções de corpo. Se a área afetada é pequena, use 1 ou 2 gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima e esfregue diretamente sobre a pele.



Laringite


O melhor óleo essencial para ser usado é o Benjoim. O óleo de Lavanda e o de Sândalo podem ser usados como alternativa. Nesse caso, faça inalações, já que o vapor quando sobe alivia a respiração e ajuda a combater inflamações.

Menopausa


Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar em períodos de menopausa e para minimizar problemas físicos. O óleo de Gerânio ajuda a balancear os hormônios, o óleo de Rosa ajuda a tonificar e limpar o útero, ajudando ao mesmo tempo a regular o ciclo menstrual O óleo de Camomila tem efeito suave, calmante e funciona como antidepressivo. Existe muitos outros óleos que possuem propriedades antidepressivas como os de  Bergamota, Laranja, Jasmim, Lavanda, Neróli, Sândalo, e Ylang Ylang. Use qualquer um desses óleos em banhos e em massagens.

Fadiga mental


Use os seguintes óleos essenciais: Manjericão, Hortelã, e Rosmaninho são os óleos mais eficazes para ajudar com esse tipo de problema. Podem ser usados em banhos, adicionando-se 6 gotas de qualquer um desses óleos mencionados acima.

Enxaqueca


Faça compressas frias com os óleos de Lavanda e Hortelã. Aplique as compressas na testa e perto das sobrancelhas, ou faça massagens do lado das sobrancelhas como o óleo de Lavanda.



Humor


Use os seguintes óleos essenciais para ajudar em problemas de mau humor e depressão. Use Bergamota, Grapefruit e Laranja. Esses três óleos possuem propriedades calmantes, estimulantes e têm efeito balanceador. Podem ser usados em massagens, em banhos ou em perfumes.



Úlceras da boca


Use o óleo essencial de Mirra, conhecido pelas suas propriedades de cura. Funciona como um anti -  fungicida. Aplique o óleo em um pedaço de algodão diretamente sobre a úlcera. Pode ser usado em bochechos, diluindo algumas gotas em água morna.

Dores musculares


Para obter um efeito relaxante e para aliviar problemas como; indigestão, cólicas ou câimbras, use Bergamota,Camomila, Laranja, Cipreste, Arnica, Junípero, Lavanda, Manjerona, Melissa, Neróli e Hortelã.. Faça compressas quentes sobre a área afetada.



Pneumonia


A forma mais eficaz de tratamento é definitivamente através da inalação. Tratamento médico é absolutamente necessário, nesse caso reforçado com tratamento de aromaterapia usado com cuidado. Os seguintes óleos podem ser usados: Eucalipto, Lavanda, Pinho e Tea-Tree.



Tensões pré-menstruais


Faça massagens usando os óleos essenciais Gerânio, e Rosmaninho para prevenir retenção de fluído. Para reduzir depressão e irritação, use o Bergamota, Camomila e Rosa. A melhor forma de tratamento é através de massagens ou banhos.

Reumatismo
Os óleos essenciais mais eficazes são: Camomila, Lavanda, Manjerona, e Rosmaninho.  Faça compressas quentes para aliviar a dor. Também, faça massagens regulares sempre que possível para estimular a circulação geral e ajudar o corpo a se livrar de toxinas. Os óleos mencionados acima podem ser usados em banhos para ajudar na eliminação de toxinas.



Choque


O óleo de Arnica é muito conhecido pelo seu uso em homeopatia. Pode ser usado da mesma maneira que os florais, diluindo algumas gotas do óleo em um copo com água.

Sinusite


Faça inalações freqüentes. Use os seguintes óleos essenciais: Eucalipto, Lavanda, Hortelã, Pinho, Tomilho, e Tea-Tree. Quando houver muita dor, use o Eucalipto, Hortelã e Pinho para ajudar a aliviar a dor.


Infecção na garganta

 

Faça inalações usando qualquer um dos óleos Benjoim, Lavanda, ou Tomilho para ajudar a aliviar o desconforto.



Espasmo, ataques


Faça massagem suave para aliviar espasmo usando os óleos Bergamota, Camomila, Laranja, Arnica, Junípero, Manjerona e Rosmaninho. Também podem ser usados em compressas quentes sobre o órgão.



Torceduras
Use os óleos essenciais Lavanda ou Camomila. Faça compressas frias e nunca massageie uma torcedura.



Estimulantes


Use os seguintes óleos essenciais: Manjericão, Eucalipto, Hortelã e Rosmaninho. O óleo essencial de Verbena é por excelência, o melhor, além de regenerar os tecidos da pele.

Estresse


Use os óleos essenciais Bergamota, Camomila, Laranja, Jasmim, Lavanda, Manjerona, Neróli, Rosa, Rosa Branca ou Vetiver.. Todos esses óleos podem ajudar a suportar o estresse. Use em banhos como óleo aromático.



Queimadura de sol


Use o óleo Camomila para refrescar e ajudar a abaixar a temperatura do corpo. Também, o óleo Lavanda pode ser usado, especialmente se houver bolhas. Aplique o óleo Lavanda diretamente sobre as bolhas.



Dores de dente


O óleo de Cravo é o melhor óleo essencial para tratar de dores de dente. Possui propriedades anestésicas e funciona como um poderoso desinfetante que ajuda a prevenir infecção. Coloque 1 gota de óleo em um pedaço de algodão e aplique diretamente sobre o dente.



Verruga


Use os óleos Rosmaninho, Gerânio Grapefruit ou Junípero. O método mais eficaz de tratar verrugas é fazendo tratamento local.



Vômitos


Faça massagens suaves sobre a área do estômago e faça compressas quentes. Use os seguintes óleos essenciais: Camomila, Lavanda, Limão, e Hortelã.

 

 

Óleos Essenciais

Benefícios

Angélica

Excelente tônico, estimulante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Arnica *

Bom para hematomas, torceduras e dores musculares.

Manjericão

Ajuda a limpar a mente e trata todos os tipos de problemas respiratórios.

Benjoim

Calmante, estimulante, ótimo para resfriados e ajuda a aumentar o fluxo de urina.

Bergamota

Anti-séptico, refrescante e revigorante.

Pimenta

Trata problemas digestivos, tônico e estimulante.

Cardamomo

Tônico, estimulante, revigorante, ajuda na digestão, náusea, queimação e diarréia.

Cedro

Anti-séptico, adstringente, eficaz em problemas de cistites e infecções vaginais. 

Camomila

Calmante, levanta o ânimo, ajuda em problemas com sono, relaxante, ajuda a reduzir dores físicas e inflamações.

Laranja

Ajuda em todos os tipos de estresse e tensões, relaxa os músculos, ajuda em problemas de asma e reduz a ansiedade.

Cravo

Calmante e energizante. 

Cipreste

Adstringente, ajuda na circulação, usado para tratar asma e ajuda a regular o ciclo menstrual. 

Eucalipto

Estimula o sistema imune, descongestionante, poderoso anti-bacteriano e anti-viral.

Erva-doce

Ajuda a eliminar toxinas, alivia artrite e náusea, ajuda em problemas de digestão e cólicas.

Alho

Tosse, resfriados, dores de barriga, reumatismo e problemas intestinais. 

Gerânio

Anti-séptico, antidepressivo, adstringente e ajuda a tratar feridas. 

Gengibre

Ajuda em problemas de artrite, dores musculares, reumatismo e fadiga. 

Grapefruit

Elimina toxinas, diurético, ajuda em problemas de retenção de fluídos, e estimulante. 

Jasmim

Câimbras e dores relacionados ao ciclo menstrual.

Junípero

Diurético, anti-séptico e ajuda o corpo a se livrar de toxinas.

Lavanda

Calmante, anti-viral, descongestionante e tem efeito sedativo. 

Limão

Tônico, ajuda em problemas de gengivite, úlceras na boca e é ótimo para tratamento em cortes.

Mandarina

Acalma o intestino, tônico, estimula o fígado e o estômago. 

Manjerona

Tem ação calorosa tanto no corpo como na mente, analgésico e sedativo. 

Melissa

Calmante para o corpo e a mente e trata de alergias em geral.

Mirra

Anti-inflamatório, anti-séptico, ajuda a tratar de condições gerais de pele.

Neróli

Estimulante, ajuda em problema de diarréia crônica, ansiedade e alivia tensão. 

Noz-moscada

Estimulante e ajuda a proteger o corpo físico contra resfriados.

Laranja

Refrescante, antidepressivo, purificante, sedativo e ajuda em problema de diarréia crônica. 

Hortelã

Ajuda na digestão e cólicas, tem ação estimulante, purificante e tônico. 

Pinho

Anti-séptico, expectorante, refrescante, trata de dores musculares, ajuda em problema de bronquite e todos os tipos de resfriado.  

Rosa

Tem efeito purificador, tônico e possui propriedades rejuvenescedoras.

Rosmaninho/Rosmarinus

Ajuda e estimular o cérebro, traz claridade mental, ajuda em problemas de sinusite e catarro.

Palm Rosa

Dores de cabeça, traz claridade mental, levanta os espíritos e tem efeito afrodisíaco.

Sândalo

Ajuda em problema de bronquite, tratamentos de pele, sedativo, levanta os espíritos e tem efeito afrodisíaco.

Tomilho

Serve como anti-séptico intestinal, ótimo para todos os tipos de infecções respiratórios, ajuda em problema de insônia, estimulante e fortalece a memória. 

Tea-tree

Anti-séptico, calmante, estimulante e combate infecções. 

Vetiver

Alivia estresse, estimula o sistema imune, relaxante, ajuda em problema de reumatismo, artrite e dores musculares. 

Ylang Ylang

Antidepressivo, tem efeito afrodisíaco, sedativo, relaxante e alivia ansiedade. 


* Óleos que devem ser usados com cuidado!